quarta-feira, 18 de abril de 2007

Sastra Ninda

No livro "Sri Harinama Cintamani", Srila Bhaktivinoda Thakur explica detalhadamente todos os tipos de Nama Aparadha, entre elas Sastra Ninda.

Sastra Ninda - Criticar as escrituras Védicas

"Srila Haridas Thakur disse:
"Meu Senhor, criticar a literatura Védica e as demais escrituras que estão de acordo com a versão Védica, é uma grave ofensa que nega a uma pessoa o êxtase da devoção pura."

O Sruti Sastra (os Vedas) que incluem os Upanisads, os Puranas e as outras escrituras corolarias emanou dos lábios do Senhor Supremo, Sri Krsna.
Esta literatura estabelece e prova a Verdade Espiritual.
Contém conhecimento transcendental que está além dos sentidos materiais, e este conhecimento só pode ser compreendido pela graça do Senhor Krsna...
...Este conhecimento da transcendência, foi misericordiosamente dado pelo Senhor Krsna para a bendição última da humanidade....
....autorizada pelo Parampara.
Os Vedas estão livres dos quatro defeitos.
Os sábios receberam este conhecimento em Samadhi, ou numa total absorção espiritual.

Os Dez Principais Ensinamentos dos Vedas

Destroem a ignorância e estabelecem o verdadeiro conhecimento espiritual.

Os três primeiros ensinamentos pertencem a Krsna:

1 - Krsna é a Suprema Verdade Absoluta.

2 - Ele é omnipotente, todas as energias estão contidas em Krsna.

3 - Ele é Rasamurti, é a personificação das Rasas espirituais.

Os próximos três ensinamentos pertencem as Jivas:

4 - As Jivas são partes integrantes separadas do Senhor.
Nitya Baddha (eternamente condicionadas)
Nitya Siddha (eternamente liberadas)

5 - Demonstra que as almas condicionadas ficam enamoradas da deslumbrante potência ilusória de Maya.

6 - Demonstra que as almas eternamente liberadas ou Nitya Muktas são eternos associados de Sri Krsna.

7 - Acintya Bhedabheda Tattva
Tudo que é material e espiritual provém de Acintya Bhedabheda Sambandha. A Jiva e a matéria, ambos são a transformação da energia de Sri Krsna. Isto é inconcebível.

Estes sete ensinamentos abrangem Sambandha Jnana, ou o conhecimento da nossa relação eterna.
Os Vedas também dão o conhecimento de Abhideya, ou o conhecimento de como alcançar esta meta.

8 - Abhideya Jnana

São os nove processos do serviço devocional:ouvir, cantar, lembrar, adorar, prestar serviço, realizar as ordens do Senhor, ser um amigo do Senhor e entregar-se completamente ao Senhor. Cantar o Santo Nome é o mais importante.
Os Vedas têm muitos volumes que descrevem as glórias do Santo Nome.

9 - Prayojana Jnana

A Jiva deve refugiar-se no processo do serviço devocional puro.
Pela misericórdia do Senhor Krsna, ela alcançará Krsna Prema, amor por Deus.

10 - O Guru

O Sruti mantém que os nove ensinamentos definitivos e o Guru que está bem versado nas Escrituras são capazes de revelar todas estas verdades.

Conhecimento Especulativo

Jaimini, Kapila (Patanjali), Nagna, Nastika, Sugata e Gautama são seis filósofos que estão enamorados pela lógica e raciocinio mundanos..
Não realizaram um serviço sincero aos ensinamentos dos Vedas e não aceitaram Deus.
Jaimini difundiu que o melhor que os Vedas tem é a porção fruitiva ritualística conhecida como Karma Kanda.
Kapila (Patanjali) atreveu-se a dizer que Deus é imperfeito; aceitou o processo de Yoga sem entender suas implicações mais profundas.
Nagna difundiu veneno ao ensinar Tantra que está na ignorância.
Carvaka Nastika era um ateu que nunca aceitou a autoridade dos Vedas.
Sugata, o budista deu um significado diferente dos Vedas.
Gautama difundiu a lógica mundana e não adorou o Senhor Supremo.

Astavakra, Dattatreya, Govinda, Gaudapada, Sankaracarya e todos os filósofos materialistas seguidores de Sankara são conhecidos como Gurus Mayavadis.

Todos estes conceitos são diametralmente opostos a ciência eterna do serviço devocional.
Qualquer associação com estes pensamentos levam a Jiva a cometer Nama Aparadha."

Em relação aos Budistas e impersonalistas, o Senhor Caitanya disse:
vedasraya nastikya-vada bauddhake adhika
"Aqueles que refugiaram-se nos Vedas, mas que ainda assim pregam o agnosticismo (Mayavadis), são piores que os Budistas."
Uma meia verdade é pior que nenhuma verdade.

Srila Bhaktivinoda Thakur continua a explicar:
"Quando todas as conclusões fundamentais da filosofia Védica são postas juntas, elas somam-se ao serviço devocional, e a Jiva alcança amor puro por Deus."

Cc Adi 7.132
"A literatura Védica auto-evidente é a maior de todas as evidências, mas se estas literaturas são interpretadas, perdem sua natureza auto evidente"

Significado

"Nós citamos a evidência Védica para apoiar nossas declarações, mas se nós interpretamos de acordo com o nosso próprio julgamento, a autoridade da literatura Védica torna-se imperfeita e inútil.
Em outras palavras por interpretar a versão Védica minimizamos o valor da evidência Védica.
Quando citamos a literatura Védica, deve-se entender que estas citações são autorizadas.
Como nós podemos ter a autoridade sob o nosso controle?
Este é um caso de principiis obsta."

E quando todo este conhecimento desautorizado é desmascarado, o que acontece?
Os Vaisnavas ficam muito felizes.

Cc Adi 7.153
"Ouvindo os argumentos de Sri Caitanya Mahaprabhu e ao ver a Sua vitória, Candrashekara,
Tapana Misra e Sanatana Goswami ficaram extremamente satisfeitos."

Srila Bhaktivinoda Thakur continua:
"Portanto, deve-se evitar de criticar as escrituras Sruti.
Deve-se cantar constantemente o Santo Nome.

Se alguém critica involuntariamente o Sruti, deve arrepender-se sinceramente do seu erro e glorificar apropriadamente o Sruti.
Deve adorar a literatura Védica e o Srimad Bhagavatam sentindo grande alegria e respeito, e oferecer flores e folhas de Tulasi as escrituras.
O Srimad Bhagavatam é a essência da literatura Védica e a encarnação literária do senhor Krsna.
O Bhagavatam com certeza mostrará misericórdia, porque o Bhagavatam é um oceano de misericórdia."

Um passatempo interessante:

"Certa vez, um jovem aproximou-se do seu Guru e disse:
"Mestre, desejo encontrar Deus!"
O Mestre sorriu gentilmente e nada disse.
Todos os dias o jovem repetia o mesmo questionamento.
Num dia em que fazia muito calor, o mestre convidou o discípulo para que ambos fossem banhar-se no rio.
Ao chegarem ao rio, o Mestre disse para o discípulo entrar primeiro, depois entrou e manteve o discípulo à força debaixo da água, até o mesmo começar a debater-se com falta de ar.
Depois de soltá-lo o Mestre perguntou:
"Do que tivestes mais desejo?"
O discípulo naturalmente respondeu:
"De ar."
O Mestre disse:
"Desejas a Deus da mesma maneira?
Enquanto este desejo não despertar, por mais que lutes com tua inteligência mundana e tuas forças não serás capaz de encontrá-Lo.
Enquanto este desejo não despertar não vales mais do que um ateu.
No entanto, muitas vezes um ateu é mais sincero."

Vosso servo
Prahladesh Dasa