Do livro "Apreciando Sri Navadvipa Dhama" de SS Mahanidhi Swami:
"Na seguinte citação, Srila Prabhupada, indica que ao invés de cantar o mantra Hare Krsna com a mente vazia, o devoto deve activamente ocupar a mente em lembrar-se da forma, qualidades e passatempos de Radha e Krsna.
Em essência, Srila Prabhupada recomenda executarmos manasi seva enquanto cantamos japa.
Srila Prabhupada explica:
"Cantar o mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.
Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"
Isto não é falso; isto é um facto.
Então você cria esta situação dentro do coração.
"Agora Krsna está sentado.
Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.
Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.
Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.
Então dou-Lhe algo para comer."
Você pode pensar desta forma.
Isto é meditação.
Isto é uma coisa tão doce.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.
Isto não é falso.
Isto é um facto.
Isto é muito fácil."
(1/6/74)
De Nama para Lila
No Harinama Cintamani, Thakura Bhaktivinoda descreve cinco passos para auxiliar-nos a alcançar a perfeição no cantar dos Santos Nomes de Krsna:
1 - Evite as dez ofensas. Tente cantar constantemente, claramente pronunciando o Santo Nome enquanto medita na vibração sonora transcendental.
2 - Quando o cantar estiver fixo desta forma, claro e bem aventurado, seremos capazes de meditar na forma do Senhor Syamasundara.Então seremos capazes de ver a forma transcendental do Santo Nome, que irá aparecer quando nossa visão for pura. Outra forma de ver esta forma é sentar-se em frenta às Deidades, e meditar no Santo Nome enquanto bebe-se o néctar do madhuri darshana de Sri Sri Radha Madhava com os nossos olhos.
3 - Quando alcançamos o estágio em que o nome e a forma de Krsna tornam-se um, então devemos tentar lembrar das qualidades do Senhor. Então o Santo Nome e as qualidades de Krsna devem combinar-se num só através do cantar constante.
4 - Nesta fase devemos praticar lembrarmo-nos de passatempos específicos de Krsna. Esta meditação lila smarana gradualmente tornar-se-á unida com o Santo Nome, forma e qualidades do Senhor.
Neste momento os primeiros raios de nama rasa serão percebidos.
Cantando o Santo Nome com grande satisfação, o devoto consegue ver Krsna rodeado pelos gopas e pelas gopis debaixo de uma kalpa vrksa no Yogapitha.
5 - Progressivamente, a prática de lila smarana do devoto intensifica até o ponto que ele começa a meditar no asta kaliya lila de Sri Sri Radha Madhava, os oito passatempos mais confidenciais do Senhor.
Quando esta meditação amadurece o devoto saboreia o pleno sabor de nama rasa."
Hare Krsna Hare Krsna
Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
Vosso servo
Prahladesh Dasa