Do livro "As 26 Qualidades do Devoto" de SS Satsvarupa Dasa Goswami
O devoto controla completamente as seis más qualidades, Vijita Sad Guna.
"A s seis más qualidades são: luxúria (kama), ira (krodha), cobiça (lobha), ilusão (moha), loucura (mada) e inveja (matsarya). O devoto puro controla estas qualidades através da ocupação integral no serviço a Krsna. Apesar de as seis más qualidades serem materialistas, elas podem ser utilizadas no serviço a Krsna.
Isto as transforma.
As más qualidades são reflexos pervertidos de qualidades existentes em estado original puro no mundo espiritual.
1. Luxúria, kama.
Narottama Dasa Thakur escreve:
kama krsna-karmarpane
"Luxúria pode ser transformada em amor por Krsna."....
2. Ira, krodha.
A luxúria nunca pode ser satisfeita e, portanto, ela é seguida pela ira.
A ira surge como uma irmã mais nova. Quando uma pessoa é dominada por ira incontrolável, ela é capaz de matar até mesmo seu melhor amigo ou parente querido.
Quando a ira se espalha, todo o corpo fica poluído.
Mas a ira também pode ser utilizada no serviço a Krsna, dirigindo-a contra os inimigos de Krsna.
O exemplo famoso é Hanuman, o devoto guerreiro do Senhor Rama, que lutou contra os exércitos de Ravana. O Senhor Caitanya também demonstrou ira transcendental quando escutou que Jagai e Madhai tinham atacado o Senhor Nityananda.
A ira devocional pode desta maneira apresentar-se sob a forma de luta. O devoto ksatrya não pode tolerar ver o devoto do Senhor ou pessoas ou criaturas inocentes sendo feridos.Maharaja Pariksit ficou zangado assim quando viu um sudra espancando uma vaca. Arjuna não estava zangado, e desta maneira, não podia lutar na Batalha de Kuruksetra. Por intermédio da pregação, Krsna incitou Arjuna a lutar com ira transcendental. Um devoto também pode dirigir sua ira contra os falsos gurus e outro enganadores do povo. Quando um devoto escuta propaganda contra o serviço devocional, ele pode escrever artigos contra esta propaganda ou pregar activamente de outra maneira.
Hindus desinformados pensam que um sadhu nunca pode demonstrar ira. Tais pessoas não compreendem a ira transcendental. Evidentemente, a ira não deve ser descontrolada ou utilizada para combater um insulto contra si próprio.
Certa vez uma cobra, depois de encontrar-se com Narada Muni, ficou muito pacífica. Mas quando os meninos da aldeia próxima souberam a respeito da não-violência da cobra, começaram a atirar-lhe pedras. Quando a cobra queixou-se a Narada que sua não-violência tinha ocasionado tais ataques, Narada a aconselhou a continuar pacífica, mas que ela se erguesse, mostrasse o capelo e assustasse as crianças para que elas fossem embora.
Este é um exemplo da utilização da ira controlada.
A ira deve ser controlada e só utilizada a serviço do Senhor.
As vezes um professor assume um ar irado ou faz um gesto zangado para instruir um aluno. Ele ensina através de palavras bondosas, encorajamento e ocasionalmente por intermédio de punições e uma demonstração de ira. Mas esta ira é controlada, a ira só pode ser utilizada como um instrumento no serviço devocional.
A ira também se manifesta num estágio muito avançado do serviço devocional como um tipo de apego extático em relação a Krsna; muitos exemplos disto são encontrados em "O Néctar da Devoção". Certa vez quando Krsna e Seus amigos retornavam das florestas de Vrndavana, os pastorzinhos contaram a mãe Yasoda que Krsna fora sozinho à floresta Talavana e matara Dhenukasura.
Quando mãe Yasoda ouviu como os meninos haviam pedido a Krsna que fosse numa missão tão perigosa sozinho, ela ficou perturbada e olhou irada para os meninos.
Em outra ocasião, quando na Assembléia Rajasuya o demônio Sisupala insultou Krsna, o primo de Krsna, Nakula falou com grande ira:
"Se alguém zomba de Krsna, eu declaro que como um Pandava hei de chutar seu elmo com meu pé esquerdo, e que o ferirei com minhas flechas que são tão boas quanto yamadanda, o cetro de Yamaraja."
3. Cobiça, lobha.
Uma pessoa cobiçosa deseja acumular para si mesma o mais que puder - mais do que realmente precisa....
....Um devoto deseja ver o mundo todo aos pés de lótus de Krsna.
Ele não deseja ser o único a se abrigar sob as intruções de seu mestre espiritual, ele deseja que todas as almas condicionadas se abriguem também.
Ele deseja ver o maior número possível de pessoas reunidas diante da Deidade de Krsna e não fica satisfeito vendo que existem tantas pessoas que ainda não são rendidas a Krsna.
....Meditar desta maneira em como utilizar tudo no serviço a Krsna é um tipo de cobiça, mas esta cobiça é transcendental e benéfica para todo o mundo.
....Esta cobiça transcendental por realizar serviço a Krsna culmina em laulyam, uma ansiedade intensa por servir a Krsna. Srila Prabhupada escreve em "O Néctar da Devoção" que o devoto deve desejar tanto servir a Krsna que deve chorar por isto. Quando a pessoa esta absorta em uma ansiedade intensa por serviço, não existe possibilidade da cobiça material aparecer.
4. Ilusão, moha.
A ilusão principal da alma condicionada é que ela pensa que seu corpo é seu eu e que o mundo material é sua casa.
....Mas existe uma ilusão transcendental chamada Yoga Maya.
Devido a Yoga maya um devoto liberado pode pensar que se tornou o pai ou a mãe de Krsna. Krsna não precisa de protetor, e ainda assim Ele aceita mãe Yasoda como Sua protetora e educadora.
Quando Krsna como bebe, caiu no rio Yamuna, Seu pai, Vasudeva, estava em ilusão, sentindo extrema ansiedade por Krsna.
Na realidade, Krsna não podia se afogar no rio, mas como uma expressão de amor por Krsna, Vasudeva ficou louco de ansiedade.
A queda de krsna na água foi um arranjo Seu para intensificar os sentimentos paternais de Seu devoto.
Krsna é tão apegado a Seus devotos puros, as gopis, que nunca pode esquecê-las ou rejeitá-las, apesar de Ele, em Suas aventuras conjugais, permitir que elas atuem como amantes rejeitadas,apenas com o intuito de incrementar o sentimento sublime de separação delas por Ele.
Estas atividades de Yoga Maya não são na realidade ilusões, e sim passatempos confidenciais entre o Senhor Supremo e Seus associados eternos. Elas são a realidade final, mas não se manifestam para os devotos em geral.
5. Loucura, mada.
Quando uma pessoa contempla os objetos dos sentidos, o desejo se desenvolve, depois ela fica irada, isto leva a ilusão e a confusão da memória.
Todas as almas condicionadas, até aquelas que passam por sãs, são mais ou menos loucas.
6. Inveja, matsarya.
De acordo com Canakya Pandita, não existe nada pior que um homem invejoso.
Considera-se que a cobra é um criatura muito invejosa porque ataca outras animais sem razão.
Mas a serpente pode ser encantada pelo encantador de serpentes, ao passo que nada pode controlar um homem invejoso. Uma pessoa invejosa fica infeliz de ver a felicidade dos outros, e fica feliz em ver o fracasso dos outros. Mas quando uma pessoa adota o serviço devocional, ela perde esta mentalidade venenosa, ela fica humilde e deseja servir Krsna.
As vezes existe entre os devotos um espírito de competição, mas na realidade eles são benquerentes mútuos e não estão perturbando Krsna.Portanto, Srila Prabhupada disse que no mundo espiritual não existe inveja. Sisupala se aproximou de Krsna invejosamente, mas seu contato com Krsna o purificou.Não somos aconselhados, entretanto, a tentar nos libertar tornando-se invejosos de Krsna."
SS Satsvarupa Dasa Goswami Ki Jaya!!!
Em relação a loucura (mada); o melhor exemplo de loucura transcendental é o próprio Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.
No Sri Caitanya Caritamrta, Antya Lila, o capítulo 15 intitula-se "A Loucura Transcendental do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu."
bhavodaya bhava-sandhi bhava sabalya
bhave bhave maha yuddhe sabara pralaya
"Todos os sintomas extáticos como bhavodaya, bhava sandhi e bhava sabalya apareceram no corpo de Sri Caitanya Mahaprabhu. Uma grande luta ocorreu entre uma emoção e outra, e cada uma delas tornou-se proeminente."
Vosso servo
Prahladesh Dasa