A ira mostrada contra aqueles que são invejosos dos devotos, é um aspecto do serviço devocional?
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur responde:
"Nós devemos mostrar ira contra aqueles que são invejosos dos devotos.Este é um aspecto particular do serviço devocional.A falta de ira contra os blasfemadores é injustificada.Mas temos que entender quem realmente é invejoso dos devotos. Aqueles que não servem o Senhor Supremo, a Superalma e o mais bem-aventurado amigo de todas as entidades vivas, não beneficiam-se eles mesmos, mas ao invés disto passam por problemas devido a sua inveja de Krsna e dos Vaisnavas. Estas pessoas materialistas são invejosas e não devemos mostrar misericórdia.Estas pessoas tornaram-se intoxicadas por adorar materialistas. Devemos ignorá-las e mostrar-lhes nossa ira.
Mas antes disso, devemos ver se nós mesmos somos invejosos dos devotos, se nós mesmos estamos realmente servindo Krsna. Ou estamos servindo alguma outra coisa sob o pretexto de servir Krsna?
O quanto estamos apegados a Krsna?
Estamos tentando desfrutar os objectos destinados ao desfrute de Krsna?
Eu penso que meu corpo material propenso ao desfrute é fortemente invejoso de Krsna e de Seus devotos, porque ao invés de pensar constantemente nos pés de lótus de Krsna e na felicidade disto, eu estou ocupado com minha própria felicidade, blasfemar os outros, e ver suas faltas.
De maneira nenhuma eu vejo-me a mim mesmo.
Eu sou tão ofensivo em relação aos pés dos devotos que eu deveria primeiro aprender a como mostrar ira a mim mesmo.
Eu sou tão invejoso dos devotos que eu deveria bater-me com um chinelo para purificar-me.
Então desta forma eu posso dar o exemplo e sinceramente ocupar-me no serviço a Hari, Guru e os Vaisnavas.
Eu devo lembrar que todos estão servindo Hari menos eu.
Eu sou incapaz de fazê-lo.
Também devo lembrar que eu posso morrer a qualquer momento.
Então primeiramente devemos mostrar ira em relação a nossas propensões pecaminosas, como o desejo de lucro (labha), adoração (puja), e distinção (pratistha) e a tendência a enganar os outros.
Devemos primeiramente corrigir-nos a nós próprios.
Então podemos corrigir outros.
Então podemos corrigir aqueles que estão relacionados conosco, que são invejosos do mestre espiritual e de Krsna, e nos tentam com desfrute material.
Este é o segredo do sucesso."
Portanto, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica que um devoto pode mostrar ira em duas situações:
1)Em primeiro lugar, contra si mesmo, por ter inveja dos devotos.
2)Contra aqueles que tem inveja dos devotos.
Na verdade o conflito da inveja, foi o conflito que nos trouxe para este mundo conflituoso.
Sentir inveja é algo muito desaconselhável no serviço devocional.
Não só inveja em relação aos grandes Vaisnavas, mas em relação a todos os Vaisnavas
No Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravartipada explica que um devoto não deve minimizar sua atitude invejosa e consequentemente ofensiva por apontar os erros de um outro devoto.
Ele cita o Padma Purana:
sarvacara vivarjitah sathadhiyo vratya jagadvancakah
"Mesmo uma pessoa com mau caráter, desprovida de toda atitude apropriada, um enganador, desprovido dos samskaras, cheio de desejos materias, se tal pessoa se rende a Krsna, deve ser considerada um sadhu."(Brahma Khanda 25.9-10)
O que dizer de um Vaisnava puro!!!
A este respeito temos a vida de Sri Raghunatha Bhatta Goswami, que é para mim uma grande fonte de inspiração.
Sri Raghunatha Bhatta Goswami estava sempre absorto em Krsna Katha que nunca ouviu ou falou tópicos mundanos, o que dizer de criticar os devotos.
Ele acreditava que todos os Vaisnavas estavam sinceramente servindo o Senhor de acordo com suas realizações, e que portanto deveríamos desconsiderar as suas faltas.
Esta era uma característica muito apreciada no caráter de Sri Raghunatha Bhatta Goswami.
No nitya lila de Sri Sri Radha Govinda ele serve como Rasa Manjari.
Srila Visvanatha Cakravartipada Thakur explica que se desenvolvemos esta atitude invejosa e ofensiva devemos arrepender-nos.
"Oh, sou uma pessoa tão baixa, que ofendi uma pessoa santa."
Então,ele explica que uma pessoa que se queima com fogo busca alívio no próprio fogo. (De acordo com o Ayurveda, uma pessoa trata uma queimadura com uma pomada que aquece).
Por esta lógica, a pessoa deve anular sua ofensa por lamentar-se.
A inveja em relação aos Vaisnavas é tão grave que desenvolve um Anartha muito difícil de eliminar.
No Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravartipada explica que existem quatro tipos de Anarthas de acordo com a sua origem:
-Anarthas que surgem de pecados passados (duskrtottha).São ignorância,falso ego,apego,rispidez e medo da morte.
-Anarthas que surgem de atividades piedosas passadas (sukrtottha).São desejo de desfrute piedoso e liberação.
-Anarthas que surgem das ofensas (aparadhottha).São as diversas Aparadhas.
-Anarthas que surgem de Bhakti (bhaktyuttha).São labha, puja e pratistha.
A erradicação dos Anarthas que surgem de pecados passados e atividades piedosas passadas dá-se de uma forma absoluta (Atyantiki) no estágio de Asakti.
A erradicação dos Anarthas que surgem de Bhakti dá-se de uma forma absoluta (Atyantiki) no estágio de Ruci.
Porém, a erradicação dos Anarthas que surgem de Vaisnava e Guru Aparadha, dá-se somente com a associação pessoal do Senhor.
No estágio de Bhava a erradicação é quase completa (Prayki).
No estágio de Prema a erradicação é completa (Purna).
Mas somente é absoluta (Atyantiki) com a associação direta de Sri Krsna.
Portanto, de acordo com Srila Visvanatha Cakravartipada Thakur, Vaisnava Aparadha é tão forte que mesmo grandes personalidades podem ter vestígios desta Aparadha em seus corações.
Uma coisa leva a outra.
Primeiro inveja-se.
Depois encontram-se defeitos.
Depois critica-se (Sadhu Ninda). Ninda também implica animosidade e malícia que mostramos contra os Vaisnavas.
E por fim desenvolve-se o Anartha (Aparadhottha).
Desta forma com Vaisnava Aparadha desenvolve-se um tipo de Anartha fortemente arraigado.
O Anartha mais difícil de ser eliminado.
Vosso servo
Prahladesh Dasa