terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A Compaixão de Srila Prabhupada

De uma aula proferida por Srila Prabhupada em 21 de Julho de 1971 em Nova Iorque:

"Esses são as considerações filosóficas dos vaisnavas. Eles sempre estão pensando em como liberar as almas condicionadas e caídas. Eles sempre estão envolvidos em fazer planos como esse, assim como ocorria com os Gosvamis. Qual era a ocupação dos seis Gosvamis de Vrndavana, discípulos diretos do Senhor Caitanya? A resposta é descrita por Srinivasa Acarya:


nana-sastra-vicaranaika-nipunausad-dharma-samsthapakaumanyau saranyakarauradha-krsna-padaravinda-bhajana-nandena mattalikauvande rupa-sanatanau raghu-yugausri-jiva-gopalakau
"Os seis Gosvamis, quais sejam, Sri Rupa Gosvami, Sri Sanatana Gosvami, Sri Raghunatha Bhatta Gosvami, Sri Raghunatha Dasa Gosvami, Sri Jiva Gosvami e Sri Gopala Bhatta Gosvami, eram muito experientes em estudar diligentemente todas as escrituras reveladas com o propósito de estabelecer os princípios religiosos eternos para o benefício de todos os seres humanos. Assim, eles são honrados em todos os três mundos e são dignos de dar abrigo, porque estão sempre absortos no humor das gopis e ocupados em serviço amoroso transcendental a Radha e Krishna".
Com compaixão vaisnava semelhante, Pariksit Maharaja diz a Sukadeva Gosvami, "Você descreveu os diferentes tipos de condições de vida infernal. Agora, diga-me como se pode liberar as pessoas que estão sofrendo. Por gentileza, explique-me isto".
adhuneha maha-bhagayathaiva narakan narahnanogra-yatanan neyattan me vyakhyatum arhasi
Narah significa humanos, aqueles que são caídos. Narakan narah nanogra-yatanan neyat tan me: "Como eles podem ser liberados de suas misérias acerbas e dores horríveis?" Este é o coração de um vaisnava. Maharaja Pariksit diz, "De uma forma ou de outra, eles caíram nessa vida infernal. Contudo, isto não significa que eles devam permanecer nessa condição. Deve haver algum meio, pelo qual eles podem ser liberados. Assim, por gentileza, explique-me isto".

Sukadeva Gosvami respondeu:na ced ihaivapacitim yathamhasahkrtasya kuryan mana-ukta-panibhihdruvam sa vai pretya narakan upaitiye kirtita me bhavatas tigma-yatanah
"Sim, eu já descrevi os diferentes tipos de condições infernais e a vida de dores acerbas, mas a pessoa deve evitar isto".
Como isso pode ser feito? As atividades pecaminosas são cometidas de várias formas. Podemos fazer um plano - "Eu matarei esse homem". Isto é pecaminoso. Quando a mente está pensando, sentindo e desejando, então há uma ação.
Outro dia, eu estava lendo um livro que dizia que, se o cão de alguém latir para você enquanto passa pela rua, então de acordo com a lei há uma ofensa por parte do proprietário do animal. Ninguém deve ser intimidado pelos latidos dos cães e, por esta razão, cada qual deve cuidar do seu animal. Eu li isto. Esta é uma das leis do seu país. O cão está simplesmente latindo, mas isto é condenável. O cão não é responsável porque é um animal. Entretanto, como o proprietário do animal fez do cão seu melhor amigo, ele é legalmente responsável. Se um cão vadio entrar em sua casa, ele não pode ser morto, mas os proprietários do animal podem ser processados.Assim como o latido do cão é ilícito, também é condenável quando vocês falam algo ofensivo aos outros. Isto é o mesmo que latir.
Portanto, as atividades pecaminosas são cometidas de várias formas. Se pensarmos em atividades pecaminosas, ou se falarmos algo pecaminoso, ou se na verdade cometermos uma atividade pecaminosa, tudo isso é considerado atividades pecaminosas. Dhruvam as vai pretya narakan upaiti. A pessoa deve ser punida por essas atividades pecaminosas.
As pessoas não acreditam numa vida futura, porque querem evitar esse aborrecimento. Mas isto não é possível. Devemos agir de acordo com a lei, ou seremos punidos. Da mesma forma, não é possível fugir às leis de Deus. Isto é impossível. Eu posso ludibriar outras pessoas, roubar e esconder-me, desta forma fugindo à punição da lei do estado, mas não posso eximir-me da lei superior, a lei da natureza. Isto é muito difícil. Existem muitas testemunhas. A luz do dia é testemunha, a luz da lua é testemunha e Krishna é a testemunha Suprema. Vocês podem dizer, "Estou cometendo esse pecado, mas ninguém pode me ver".
Krishna é a testemunha Suprema sentada dentro dos seus corações. Ele regista o que vocês estão pensando e fazendo. Ele também dá facilidades. Se vocês quiserem fazer alguma coisa para satisfazer seus sentidos, Krishna dá os meios para essa ação. No Bhagavad-gita, diz-se que, Sarvasya caham hrdi sannivistah: "Eu estou sentado no coração de todos". Mattah smrtir-jnanam-apohanam ca. "De Mim provêm a lembrança, o conhecimento e o esquecimento".Desta forma, Krishna nos dá a oportunidade. Se vocês quiserem Krishna, então Ele dar-lhes-á a chance de obtê-Lo; mas se vocês não quiserem Krishna, então Ele dar-lhes-á a chance de esquece-Lo. Se vocês quiserem desfrutar da vida esquecendo-se de Krishna ou Deus, então Ele dará todas as oportunidades para vocês esquecerem; mas se quiserem desfrutar da vida em consciência de Krishna, Ele dar-lhes-á a chance de progredirem em consciência de Krishna. A escolha é de vocês.
Se vocês pensam que podem ser felizes sem consciência de Krishna, Ele não faz qualquer objeção a isso. Yathecchasi tatha kuru. Depois de aconselhar Arjuna, Krishna simplesmente disse, "Agora, Eu expliquei tudo a você. O que você desejar, pode faze-lo". Arjuna respondeu imediatamente, karisye vacanam tava: "Agora, eu executarei Sua ordem". Isto é consciência de Krishna.

Deus não interfere com sua pouca independência. Se vocês quiserem agir de acordo com as ordens de Deus, então Ele ajudará. Mesmo que venham a cair algumas vezes, se vocês forem sinceros - "A partir de hoje, manter-me-ei em consciência de Krishna e executarei Suas ordens" -, então Krishna ajudará. Em todas as circunstâncias, mesmo que vocês caiam, Ele perdoará e dar-lhes-á mais inteligência. Essa inteligência dirá, "Não faça isso. Agora, continue executando seu dever". Contudo, se vocês quiserem esquecer Krishna, se quiserem conquistar a felicidade sem Krishna, Ele dará muitas oportunidades para que vocês esqueçam d’Ele vida após vida.
Pariksit Maharaja diz aqui, "Não é que, se eu disser que Deus não existe, então não haverá Deus, ou eu não serei responsável pelo que fizer". Essa é a teoria dos ateus. Os ateus não querem Deus, porque sempre estão cometendo pecados. Se pensassem que Deus existe, então seriam forçados a tremer diante do pensamento de punição. Por esta razão, eles negam a existência de Deus. Este é o processo. Eles pensam que, se não aceitarem Deus, não haverá punição e eles podem fazer o que quiserem.
Quando os coelhos estão sendo atacados por animais maiores, eles fecham os olhos e pensam, "Eu não serei morto". Contudo, eles são mortos apesar disto. Da mesma forma, podemos negar a existência de Deus e Suas leis, mas ainda assim Eles existem. Na suprema corte, vocês podem dizer, "Eu não me importo com a lei do governo", mas serão forçados a aceitar a lei do governo. Se vocês negarem a lei do estado, então serão colocados na prisão e sofrerão inevitavelmente. Pela mesma razão, vocês podem negar tolamente a existência de Deus - "Deus não existe" ou "Eu sou Deus" -, mas ainda assim serão responsáveis por todas as suas ações, tanto boas quanto más.
Existem dois tipos de atividades - boas e más. Se agirem corretamente e realizarem atividades piedosas, então vocês terão boa fortuna; se executarem atividades pecaminosas, sofrerão inevitavelmente.

Portanto, Sukadeva Gosvami diz:
tasmat puraivasv iha papa-niskrtauyateta mrtyor avipadyatatmanadosasya drstva guru-laghavam yathabhisak cikitseta rujam nidanavit
Existem diferentes tipos de reparação. Se vocês cometerem um pecado e anularem seus efeitos fazendo alguma outra coisa, isto é reparação. Existem exemplos disto na Bíblia cristã. Sukadeva Gosvami diz, "Vocês devem saber que são responsáveis e, de acordo com a gravidade da vida pecaminosa, deverão aceitar algum tipo de expiação, conforme está descrito nas escrituras (sastras)".
Assim como uma pessoa doente precisa procurar o médico e pagar por seus honorários como forma de compensação, de acordo com a forma védica de vida há uma classe de brahmanas, que se deve consultar para determinar a reparação recomendada, de acordo com o pecado que se cometeu. Sukadeva Gosvami diz que a pessoa deve executar a reparação prescrita de acordo com a gravidade da sua vida pecaminosa. Ele continua explicando seu exemplo: dosasya drstva guru-laghavam yatha bhisak cikitseta rujam nidanavit. Quando vocês consultam um médico, ele prescreve ou medicamento barato ou caro de acordo com a gravidade da doença. Se tiverem apenas uma dor de cabeça, ele poderá prescrever aspirina, mas se houver algo mais grave, ele imediatamente recomendará uma intervenção cirúrgica, que custará milhares de dólares. Da mesma forma, vida pecaminosa é uma condição enferma, de forma que se deve seguir o tratamento prescrito para recuperar a saúde.
A aceitação de repetidos nascimentos e mortes é uma condição doentia da alma. A alma não tem nascimento e morte ou doença, porque é espírito. Krishna diz no Bhagavad-gita: na jayate (a alma não tem nascimento) e mriyate (ela não morre). Nityah sasvato ‘yam...na hanyate hanyamane sarire. A alma é eterna e indestrutível. Na hanyate significa que ela não pode ser morta ou destruída, mesmo depois da decomposição desse corpo.

O ponto falho da civilização moderna é que não há um sistema educacional para instruir as pessoas quanto ao que acontece depois da morte. Assim, nossa educação é das mais imperfeitas, porque sem esse conhecimento do que acontece depois da morte, a pessoa morre como um animal. O animal não sabe que receberá um outro corpo; ele não tem esse conhecimento........"

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!
Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara Ki jaya!!!