quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Instruções de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur


Como deve pensar um Vaisnava que está fixo nos pés de lótus do mestre espiritual?

"A menos que eu realize que todas as pessoas no mundo devem ser adoradas, eu não posso oferecer minhas respeitosas reverências ao meu mestre espiritual. Meu mestre espiritual é o mestre espiritual do mundo todo.

Pessoas que são invejosas do meu mestre espiritual são também invejosas do Senhor Supremo e também de todos os outros seres humanos.

A menos que eu sinta esta convicção em meu coração, eu não posso me tornar um verdadeiro servo do meu mestre espiritual e não posso render-me a seus pés de lótus.

Também não serei capaz de entender que sou a criatura mais insignificante. Desta forma não serei capaz de cantar o Santo Nome de Hari sentindo que sou inferior à palha na rua e mais tolerante que uma árvore.

Não estarei livre do desejo de obter respeito ou preparado para oferecer respeito aos outros. Se eu respeito apropiadamente meu mestre espiritual, eu serei capaz de respeitar todas as entidades vivas.

Isto tornará possível que eu fique livre de desejar receber respeito para mim mesmo e estar apto para glorificar o Senhor Hari constantemente."

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

Quem é o mestre espiritual?

"O mestre espiritual é aquele que pode proteger-me da morte na forma da existência material. O mestre espiritual autêntico é aquele que pode livrar-me do medo e ansiedade gerados pela morte. Quando eu me aproximo do meu mestre espiritual, eu não preciso ouvir mais ninguém. Ele é a fonte de toda minha auspiciosidade e o Senhor Supremo confiou nas suas mãos para cuidar de mim.

Pela graça do mestre espiritual,minha falsa mentalidade de ser o proprietário é destruida. O mestre espiritual é a potência de Krsna.

Ele planta o conhecimento Védico nos nossos corações, faz-nos sentir mais baixos que a palha na rua, faz-nos mais tolerantes que uma árvore, remove o nosso desejo de obter respeito, ensina-nos a oferecer respeito aos outros, e dá-nos poder de sempre glorificar o Senhor Supremo e tudo relacionado com Ele.

O mestre espiritual, ele mesmo, livra-nos do enredamento de Maya.

O mestre espiritual é aquele que dá o conhecimento que todos neste mundo devem ser adorados. Ele ensina-me que todos são meu mestre espiritual e que eu sou um eterno servo de Krsna. Ele também ensina-me que o serviço a Krsna é o meu dever constitucional."

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

Vosso servo
Prahladesh Dasa