No seu Gayatri Mahima Madhuri, Mahanidhi Maharaja explica:
Bhakti Sannyasa
asvamedham gavalambham, sannyasam pala-paitrkam
devarena sutotpattim, kalau panca vivarjayet
"O sacrifício Asvamedha, o sacrifício Gomedha, Sannyasa, e obter um filho do irmão mais novo do esposo - estas coisas são proibidas nesta era." (Brahma-vivarta Purana)
Citando este verso, os críticos desafiam a aceitação de sannyasa em Kali Yuga.
Os Acaryas explicam que esta injunção Védica proíbe somente Karma Sannyasa, o qual é aceita para alcançar Svarga mukti.
Em Kali Yuga, muitas autoridades,altamente eruditas, Acaryas plenamente realizados como Sankara, Visnuswami, Madhvacarya, Ramanuja e Sri Caitanya Mahaprabhu aceitaram sannyasa.
Obviamente estas personalidades sábias não violaram uma lei Védica.
Além da proibida karma sannyasa, existem duas formas de ordem renunciada que são aceitas em Kali Yuga.
Uma é jnana sannyasa e a outra bhakti sannyasa, esta última aceite pelo Senhor Caitanya para dar prema-bhakti as almas condicionadas.
Externamente, um devoto aceita bhakti sannyasa para pregar as glórias de Krsna, do Senhor Caitanya e dos devotos. Um bhakti sannyasi dará grande prazer ao Senhor por glorificar Krsna e Seus devotos.
As pessoas em geral terão fé por ouvir tal bhakti sannyasi pregar as glórias do Senhor.
Internamente, um bhakti sannyasi sente uma intensa separação de Krsna e pensa "eu não tenho absolutamente nada a fazer neste mundo material.A única coisa que eu quero é tornar-me uma serva de Srimati Radhika." Desta forma ele recebe o Gopi Bhava Mantra.
Om Klim Gopi Bhava Asrayaya Svaha
Significado de Om
É a forma amorosa combinada de Radha Krsna e as entidades vivas.
Significado de Klim
A palavra Klim tem diferentes sons.
"Ka"- significa o corpo transcendental de Sri Krsna, o qual é composto de eternidade, conhecimento ilimitado, e bem-aventurança sempre crescente.
"La" - significa o prema-vilasa de Radhika-Syama (os passatempos maravilhosos que originam-se dos intercâmbios amorosos entre Radha Krsna).
"I" - representa a forma de parama-prakrti, Vrndavanesvari Sri Radha.
"M" - é a bem-aventurança de amor conjugal que é gerada quando Radha e Krsna beijam-se.
O bindu, o poto acima do M - é o beijo Deles.
Significado de Gopi Bhava
As manjaris não desejam associar-se pessoalmente com Krsna, mas ficam extremamente felizes quando Srimati Radhika está associada com Krsna. Elas pensam "Oh, como Eles estão a desfrutar."
Este é o mula-mantra da adoração Gaudiya Vaisnava, que é também conhecida como srestha manjari-bhava sadhana, a prática no humor de manjari.
Manjari Bhava significa servir sempre.
Quando Radha e Krsna estão no nikunja mandira, as manjaris servem-Nos com uma variedade de serviços íntimos.
Este é o refúgio e objectivo do Gopi Bhava Gaudiya Vaisnava.
Significado de Asrayaya
Na essencia, asrayaya significa, "eu ofereço o meu ser e refugio-me no bhava das vraja gopis, o qual é personificado em Srimati Radharani."
Significado de Svaha
Eu ofereço o meu ser como uma serva (manjari) aos pés de lótus de Srimati Radhika e das gopis."
Manjari Bhava
Srila Prabhupada explica:
"Geralmente os Gaudiya Vaisnavas seguem os passos de Sri Caitanya Mahaprabhu. Eles desejam tornar-se assistentes das gopis (manjaris). Os Goswamis são todos assistentes das gopis.Sri Caitanya Mahaprabhu estava sempre absorto nas actividades de Srimati Radharani, e os Goswamis estavam sempre absortos nas actividades das gopis.
Actividades das gopis significa auxiliar Srimati Radharani a servir Krsna."(26/04/69)
Devemos primeiro alcançar ruci antes de meditarmos em vraja gopi-bhava, desta forma não haverá possibilidade de cair no plano mundano. Se ainda estamos poluídos pelos anarthas e avidya e tentamos meditar "Agora eu sou uma manjari e estou fazendo tal e tal serviço" sucumbiremos pelo ambiente ilusório e não receberemos o tesouro raro da pura devoção das gopis.
Antes de chegar neste estágio o devoto cantará o gopi-bhava mantra, continuará seu sadhana-bhajana, e continuará com seu trabalho rotineiro de pregação e de serviço ao Guru e aos Vaisnavas.
Até que ruci se manifeste devemos esperar pacientemente para podermos meditar no amor conjugal de Krsna e no serviço íntimo de Srimati Radharani sob a guia das sakhis e manjaris na linha dos Gurus Gaudiya Vaisnavas.
Portanto o bhakti sannyasi dedica-se internamente ao serviço a Sri Sri Radha Govinda e externamente ao serviço a Sriman Mahaprabhu por pregar vraja-prema-bhakti em todo o mundo.
Mahanidhi Swami explica que estas instruções são para o benefício de todos os sannyasis e também para ajudar todas as almas sérias que almejam aceitar bhakti sannyasa.
Ainda,ele explica que em qualquer situação que estejamos,qualquer asrama, seremos sempre perturbados pela mentalidade de que somos os desfrutadores e controladores e de que toda honra e respeito que recebemos não deve ser repassada para Sri Guru e Sri Gauranga.
Vosso servo
Prahladesh Dasa