A realidade filosófica da Consciência de Krsna demostra a disposição psicológica adequada.
"A Suprema Personalidade de Deus disse:
Destemor; purificação da própria existência; cultivo de conhecimento espiritual; caridade; autocontrole; execução de sacrifícios; estudo dos Vedas; austeridade; simplicidade; não-violência; veracidade; estar livre da ira; renúncia; tranquilidade; não gostar de achar defeitos; compaixão para com outras entidades vivas; estar livre da cobiça; gentileza; modéstia; firme determinação; vigor; clemência; fortaleza; limpeza; e estar livre da inveja e da paixão pela honra - estas qualidades transcendentais, ó filho de Bharata, existem nos homens piedosos dotados de natureza divina."(BG-16.1-3)
Neste caso, as realidades filosófica e psicológica estão em harmonia, ou seja, a realidade psicológica adequada faz parte da própria Filosofia da Consciência de Krsna.
Desta forma, é possível praticar e transmitir a Filosofia da Consciência de Krsna.
A realidade filosófica da Consciência de Krsna também demonstra a disposição psicológica inadequada.
"Orgulho,arrogância,presunção,ira,rispidez e ignorância - estas qualidades pertencem àqueles cuja natureza é demoníaca, ó filho de Prtha." BG-16.4)
Neste caso,as realidades filosófica e psicológica estão em desarmonia.
Porque a disposição psicológica é inadequada, não é possível praticar ou transmitir a Filosofia da Consciência de Krsna.