sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Bhakti Yoga

Bibliografia:
Convite ISKCON PORTUGAL
"O Néctar da Devoção"(Srila Prabhupada)

"A Associação Internacional para a Consciência de Krsna,mais conhecida por Movimento Hare Krsna,pertence a escola filosófica Brahma Madhava Gaudiya Sampradaya,uma das quatro grandes Sampradayas ou correntes filosóficas da Índia.

Ela é a corrente monoteísta do Hinduísmo Clássico e propaga a prática da Bhakti Yoga.A palavra Yoga quer dizer conexão ou ligação.E Bhakti quer dizer devoção amorosa.

No livro "O Néctar da Devoção",é explicado:

"O princípio básico da condição vital é que temos uma propensão geral de amar alguém.Ninguém pode viver sem amar alguém.Esta propensão esta presente em todos os seres vivos.Mesmo um animal como o tigre tem esta propensão amorosa,pelo menos num estágio adormecido,e esta propensão esta certamente presente nos seres humanos.Resta saber,entretanto,onde devemos depositar o nosso amor para que todos possam ser felizes.
No momento atual,a sociedade humana ensina a amar o país,ou a família,ou a si mesmo,mas não informa onde se deve depositar a propensão amorosa para que todos possam ser felizes.
Na primeira fase,uma criança ama seus pais,depois a seus irmãos e irmãs,e a medida que vai crescendo,começa a amar a família,a sociedade,a comunidade,o país,a nação,ou mesmo toda a sociedade humana; esta propensão amorosa permanece imperfeitamente satisfeita até que conheçamos quem é o amado supremo.
O nosso amor só pode ser plenamento satisfeito quando o depositamos em Krsna (Deus).
Bhakti Yoga ensina-nos a ciência de amar a cada uma das entidades vivas perfeitamente através do fácil método de amar a Krsna."

Portanto,a Bhakti Yoga conduz o praticante a religar-se gradualmente com a Transcendência Suprema,a Verdade Absoluta.
Esta Verdade Absoluta possui muitos nomes.Um deles é Krsna.
Em sânscrito,Krsna quer dizer o Supremamente Fascinante ou Atraente,pois todos são atraídos pela fonte última de tudo,directa ou indirectamente.
Sri Krsna esteve neste planeta há 5.000 anos,tendo falado o Bhagavad Gita,o mais famoso tratado de Yoga e auto-realização que se conhece.
Existem provas históricas e arqueológicas da passagem de Krsna por este planeta.
Krsna não é um "deus" da mitologia hindu,mas a Suprema Verdade Absoluta.
Ele mesmo declara no Gita:"Aham bija-prada-pita"("Eu sou o Pai que dá a semente a todos os seres vivos").
Os Vedas (antigos textos em sânscrito)preconizam a prática da meditação mântrica para a elevação espiritual.
Recitar o Mantra:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

é um método autorizado pelos milenares Vedas para a auto-ajuda física e espiritual.
A meditação mântrica é simples,fácil e agradável.

Podemos praticar este processo em nossas casas mantendo nossas actividades sociais e profissionais.

Existem mais de 500 centros do Movimento Hare Krsna em todo o mundo,além de muitas comunidades rurais onde os residentes cultivam frutas,legumes e cereais orgânicos.Desta forma,também é propagada a alimentação lacto-vegetariana,que promove o equilíbrio interno do ser humano e uma coexistência pacífica com o meio-ambiente.

Uma das iniciativas do Movimento Hare Krsna, o programa "Alimentos para a Vida"(www.ffl.org)
promove a distribuição gratuita de alimento lacto-vegetariano entre as populações que vivem abaixo da linha da pobreza,estando presente em todos os continentes.

 Vosso servo
Prahladesh Dasa