terça-feira, 24 de outubro de 2006

Smaranam

Queridos Vaisnavas, por favor, aceitem minhas reverências.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

No Caitanya Bhagavata, Sri Haridasa Thakura afirma que pelo cantar do nome de um devoto realizado obtem-se maior pureza do que pelo cantar dos nomes de Sri Krsna.

"Lembrar-se (Smaranam) dos feitos de um determinado Acarya Vaisnava inspira-nos a rendermo-nos mais, incrementando a qualidade e quantidade do nosso serviço, e solidifica a nossa determinação de alcançar os Pés de Lótus de Radha-Gokulananda." (Mahanidhi Maharaja)

SRI GANGAMATA GOSVAMINI

Desde a sua infância a princesa Sachi devi, filha do rei Naresh Narayana da Bengala,mostrava imaculada devoção a Sri Krsna. Recusou-se a casar devido ao seu genuíno apego a Krsna.

Após a partida do seu pai,ela governou o reino. Mas rapidamente renunciou ao reinado para encontrar.um mestre espiritual fidedigno.

A princesa Sachi devi encontrou-se com Sri Haridasa Pandit em Vrndavana, e começou a executar bhajana devotado a Govindaji. Embora estivesse frágil por comer pouco,ela dormia sempre nas margens do Yamuna, e acordava antes do amanhecer para limpar o Templo de Govindaji. Diariamente ouvia Bhagavata-katha, via o arotika de Govindaji,e circuambulava os Lila Sthanas (locais de passatempos) tais como Vamisivata, Seva Kunja, Nidhuvana, Rasa Sthali.

Recebendo encorajamento de Sri Haridasa Pandit, Sachi devi abandonou completamente o seu falso ego, vestiu-se com trapos, e foi de casa-em-casa por Vraja para receber donativos.

Os Vrajavasis estavam impressionados com a sua severa renúncia. Associou-se com Sri Laksmipriya devi dasi,discípula de Sri Haridasa,no Radha Kunda.

Seguindo o exemplo de Thakura Haridasa, Sri Laksmipriya devi cantava diariamente 300.000 nomes (192 voltas de japa) de Krsna.

Diariamente as duas senhoras circuambulavam a Colina de Govardhana.

Pela ordem do seu Guru, Sachi devi restaurou a casa de Sarvabhauma Bhattacarya em Jagannatha Puri, e estabeleceu a adoração em alto nível a Shyama Raya,uma deidade que lhe foi dada por um brahmana de Jaipur.

Todos os dias, dava aulas do Srimad Bhagavatam.As suas aulas tornaram-se populares e atrairam ávidos ouvintes de muito longe.

Muitas pessoas,incluindo brahmanas e o rei Mukunda Deva foram iniciados por Sachi devi.

No dia do Ganaga Sagara Mela, Sachi devi, que residia em Jagannatha Puri desejou banhar-se no Ganges. Naquela noite o Ganges emanou dos pés do Senhor Jagannatha e veio para o Asharam de Sachi devi. Entrando nas águas de Ganga devi, Sachi devi flutuou até os Pés do Senhor Jagannatha dentro do Templo.

Na manhã seguinte,após abrir as portas, os pujaris pensando que era uma ladra, puseram-na na prisão.

Vendo este engano,o Senhor Jagannatha apareceu simultaneamente em sonho para o rei de Puri e o pujari,ordenando que libertassem Sachi devi e que fossem iniciados por ela.

A partir deste dia ficou conhecida como Gangamata Gosvamini."

Vosso servo
Prahladesh Das